INSTITUCIONAL


O que é a Área de Vigilância em Saúde?


A Área de Vigilância em Saúde (AVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SES) é responsável, em âmbito municipal, por todas as ações de Vigilância Epidemiológica,Vigilância Sanitária, Zoonoses e Laboratório Municipal de Saúde Pública. Seguindo as políticas públicas estabelecidas pelas Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.

Competências da AVS.

As funções da Área de Vigilância em Saúde (AVS) incluem:

Divisão de Vigilância Epidemiológica, que coordena os programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigação de surtos de doença e gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, entre outras ações.

Coordenação do Laboratório de Saúde Pública cumpre os objetivos e funções da medicina preventiva, sendo que os serviços ofertados contribuem para oferecer à população resultados dos exames confiáveis e rápidos, emitindo periodicamente relatórios à área de Vigilância em Saúde.Nosso objetivo é fortalecer e promover maior qualidade aos exames já realizados e implantar exames estratégicos de acordo com a necessidade da área de Vigilância em Saúde.

Divisão de Vigilância Sanitária constitui-se em um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou evitar agravos à saúde da população pelo monitoramento da prestação de serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios, etc.) e a circulação de produtos relacionados à saúde (alimentos, medicamentos, saneantes, cosméticos, e produtos para saúde) em todas as etapas, ou seja, desde a fabricação, distribuição, transporte até o comércio.  Esse monitoramento ocorre mediante a aplicação da legislação sanitária (federal, estadual e municipal), por meio de inspeções sanitárias, orientações técnicas e o cadastramento de estabelecimentos. Desde dezembro de 2015, a Divisão de Vigilância Sanitária assumiu a gestão plena das ações de Vigilância Sanitária, ou seja, todas as atividades passíveis de fiscalização sanitária, são de responsabilidade do município, desde um simples bar, até um complexo hospital necessitam da licença de funcionamento emitida pela Vigilância Sanitária, documento este, pré requisito para convênios, credenciamentos, financiamentos bancários e participação em licitações.            

Divisão de Zoonoses, em cumprimento à Portaria Federal nº 1.138/14, e manuais específicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, promove as ações e serviços de saúde para a vigilância, prevenção e controle das zoonoses de maior relevância como as arboviroses,raiva,leptospirose,leishmaniose entre outras.

A Vigilância em Saúde está lotada na Rua Nain, 57, Jardim Betânia, desde 03/08/2016. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8:00 às 17:00.